JOGOS EM SALA DE AULA
Os jogos educativos são, com certeza, recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades se bem elaborados e explorados. Vendo os jogos como mais um recurso para a criação, desenvolvimento e prática do conhecimento, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e ainda sendo prazerosos, interessantes e desafiantes, este disciplina de EDP IV visa refletir sobre o brincar e o uso dos jogos educativos no desenvolvimento dos educandos.
Por este motivo na disciplina de EDP IV, foi proposto aos alunos que montassem um jogo didático (tabuleiro) sobre o conteúdo de zoologia com enfoque evolutivo. A sala foi dividida em grupos e cada qual com sua criatividade montaria o jogo voltado para uma série escolar.
No caso do meu grupo montamos um tabuleiro voltado para alunos do ensino médio, no qual contem perguntas relacionadas a eras geológicas até os dias atuais. O jogo foi feito para quatro participantes por rodada, mas nada impede que os demais colegas ajudem a jogar ou observem para “pegar a manha do jogo”. Os participantes deveram jogar o dado e quem tirar o maior número começa o jogo, o jogador número 1 tira a primeira carta correspondente a Era geológica que ele está estacionado e tenta responder se acertar prossegue, caso não acerte a vez é passada para o próximo jogador. Durante o jogo os participantes podem procurar as respostas no próprio tabuleiro, já que neste está afixados os quadros correspondentes a cada era geológica.
Jogo pronto foi a hora dos testes para ver os resultados, trocamos os jogos com os grupos e tentamos jogar, o tabuleiro o qual jogamos é muito bom, mas continha algumas falhas, faltava manual de instruções, dado e peças pra jogar, já que o jogo é um tabuleiro e precisa de peças para cada jogador, as perguntas não eram difíceis, porém algumas estavam mal elaboradas.
Quanto ao nosso jogo que o outro grupo jogou, disseram que o nosso jogo faltava manual de instruções, peças para os participantes.
Num primeiro momento quando começamos a montar os jogos decidimos qual seria o público alvo do nosso jogo, feito isto começamos a confeccioná-los, mas tivemos dificuldades em elaborar as perguntas, uma vez que os alunos teriam que ter uma aula teoria antes do jogo.
Depois que trocamos os jogos entre si, e testamos chegamos à conclusão que o jogo o ao qual jogamos não precisaria de uma aula prévia desde que a cada pergunta mesmo se a resposta não fosse correta a resposta teria que ser dada, para assim os participantes do jogo soubessem responder caso a pergunta saísse novamente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário